top of page

Como São José pode inspirar famílias e pais?

Atualizado: 10 de mai.

Pais podem ajudar as crianças e jovens de hoje desorientados pela mídia e por outras realidades, a redescobrir a história de Deus e nosso lugar nela


Curiosamente, está escrito nas Escrituras que Deus falou com Maria de uma maneira extraordinária — por meio de um anjo — apenas uma vez. No entanto, as Escrituras registram até quatro casos em que Deus se comunica extraordinariamente com José por meio de sonhos:

“Não tenha medo de levar Maria para casa como sua esposa, fuja para o Egito, volte do Egito, vá para Nazaré”


José imediatamente fez o que Deus disse a ele por meio de Seu mensageiro angelical. 

Acho que as famílias podem ser muito encorajadas pelo fato de que Deus fala. Nosso Deus fala conosco. Para mães e pais. Sim, também aos pais!


Frequentemente, Deus fala para proteger a família ou dar alguns passos importantes. José era um homem de escuta e um homem de ação. Ele não perdeu tempo com discussões fúteis. Deus escolheu José para Jesus e Maria, porque foi a melhor escolha.


José foi um pai judeu exemplar. Ele contou muitas histórias ao filho, como fizeram os pais de Israel. As Escrituras os exortaram a fazer isso: “Diga a seu filho… como Deus te livrou do Egito com mão poderosa” (cf. Êxodo 13, 8,9).


José deve ter contado as pequenas histórias de Jesus com base nas Escrituras. Ele deve ter contado a Jesus na hora de dormir como o anjo lhe apareceu no sonho, como os pastores e os sábios do Oriente vieram adorá-lo no berço, como trouxeram presentes para ele.

Talvez o jovem Jesus tenha perguntado ao pai: “Pai? O que aconteceu com o ouro que os magos trouxeram?” Talvez José tenha dito a ele que eles eram o meio para viajar e viver no Egito pela providência de Deus.


Pais podem ajudar as crianças e jovens de hoje desorientados pela mídia e por outras realidades, a redescobrir a história de Deus e nosso lugar nela.  Reprodução: https://www.a12.com/redentoristas/palavra-redentorista/como-sao-jose-pode-inspirar-familias-e-pais

Autor: Redentorista

Fonte: CSSR News / Pe. Rastislav Dluhy C.Ss.R., missionário na Lituânia

Comments


bottom of page