Quarta-feira de Cinzas e o Tempo da Quaresma
- há 1 dia
- 2 min de leitura
A Quarta-feira de Cinzas é uma das celebrações mais profundas do calendário litúrgico da Igreja Católica. Ela marca o início do tempo da Quaresma, um período de penitência, oração e conversão que nos prepara espiritualmente para a Páscoa do Senhor — o coração da fé cristã.

O que significa a Quarta-feira de Cinzas?
A Quarta-feira de Cinzas é celebrada 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos), e seu nome vem da imposição das cinzas sobre a testa dos fiéis durante a Missa. As cinzas são feitas a partir dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior e simbolizam arrependimento, fragilidade humana e a necessidade de conversão. Ao receber a cruz de cinzas, ouvimos palavras como:
“Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”,ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Esses gestos nos recordam que somos chamados a reconhecer nossa própria fragilidade, a nos voltar para Deus com sinceridade de coração e humildade.
O que é a Quaresma
A Quaresma é o tempo litúrgico que se estende desde a Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa, logo antes do Tríduo Pascal.
Durante esses 40 dias (representando os 40 dias de Jesus no deserto), os católicos são convidados a viver um período de:
Jejum e abstinência (especialmente nos primeiros dias e nas sextas-feiras);
Oração mais intensa;
Caridade e obras de misericórdia;
Reflexão sobre o Evangelho e revisão de vida.
Esse tempo nos ajuda a nos desapegar do que nos afasta de Deus, a crescer no amor e a nos preparar para a alegria da Ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa.
Convite especial
Para aprofundar ainda mais sua compreensão sobre a origem, o significado e a importância da Quarta-feira de Cinzas, não deixe de assistir ao vídeo do Pe. Queimado, que explica de forma clara e inspiradora esse momento tão significativo para os católicos.
